Para saber como declarar imposto de renda é necessário que o contribuinte tenha baixado o programa Imposto de Renda 2023. É através dele que você poderá informar todos os dados necessários e, assim, ter a sua declaração feita com sucesso. A seguir, saiba coo utilizar o programa Imposto de Renda 2023!

Antes de qualquer informação, é de suma importância que você saiba mais sobre o Imposto de Renda. Sendo assim, no tópico a seguir explicaremos detalhadamente sobre esse tão importante imposto!

Programa Imposto de Renda

O Imposto de Renda 2023 é também conhecido como Imposto sobre o Rendimento. O mesmo deve ser declarado todo o início de ano pela maioria dos brasileiros.

A declaração deve ser feita por um determinado grupo de trabalhadores querecebem a partir de uma determinada quantia. E para que essa cobrança seja feita de maneira justa, esse valor não é único para todos.

Abaixo, confira os casos em que se deve fazer a declaração da tabela IRRF 2023:

* Pessoas naturalizadas brasileiras e que tiveram rendimento tributável acima de R$ 28.559,70 no ano anterior ou ou R$ 1.903,98 ao mês;

* Cidadãos com rendas tributáveis ou não tributáveis direto da fonte superior ao valor de 40.000,00;
* Cidadãos com renda anual acima de R$ 142.798,50;

* Cidadãos que aderiram posse de bens cujo o valor atingiu ou ultrapassou R$ 300.000,00;

* Cidadãos que tiveram ganho de capital sobre alienação de bens e direitos;

* Cidadãos que tiveram investimentos na bolsa de valores, mercados futuros ou atividades relacionadas;

* Cidadãos da área rural que queiram realizar compensação de prejuízos e perdas nos anos passados

* Pessoas que se naturalizaram brasileiros e se encontram no país desde o ano passado.

Quem tem direito a isenção do Imposto de Renda?

Assim como outros impostos, existem pessoas em que não é necessário fazer a declaração do Imposto de Renda.

Conheça quem tem direito a realizar a declaração de isenção Imposto de Renda 2023:

* Brasileiros que possuem renda inferiores aos valores das alíquotas para esse ano;
* Brasileiros que não estão nos critérios que citamos no tópico anterior;
* Brasileiros portadores de doenças graves, como as mencionadas abaixo:

* Alienação Mental;

* Cardiopatia Grave;

* Cegueira (inclusive monocular);

* Contaminação por Radiação;

* Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante);

* Doença de Parkinson;

* Esclerose Múltipla;

* Espondiloartrose Anquilosante;

* Fibrose Cística (Mucoviscidose);

* Hanseníase;

* Nefropatia Grave;

* Hepatopatia Grave;

* Neoplasia Maligna;

* Paralisia Irreversível e Incapacitante;

* Tuberculose Ativa.

Declaração do Imposto de Renda

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a dizer que o Imposto de Renda deve ser declarado todo o início de ano, tendo um prazo estipulado pela Receita Federal.

Para a declaração, é necessário que os contribuintes tenham feito o download do programa Imposto de Renda 2023.

É através dele onde serão informados todos os rendimentos do ano e bens do trabalhador.

Baixar programa Imposto de Renda

A seguir, saiba como realizar o download do programa Imposto de Renda 2023:

* Acesse o site → Clicando aqui ;
* Nesta página, aparecerá as opções de downloads seja elas no computador ou no dispositivo móvel;

* Selecione a forma desejada;
* Leia as instruções apresentadas;
* Clique em “Download”;
* O programa será automaticamente baixado.

Com o programa instalado em seu computador, agora basta apenas abri-lo e realizar a declaração do seu imposto de renda.

Como realizar a declaração do Imposto de Renda?

Com o programa Imposto de Renda 2023 instalado, siga as instruções a seguir:

* Ao abrir o programa, selecione a opção que aparecerá no canto esquerdo da tela “Continuar ou criar a declaração;

* Será necessário você informar todos os dados solicitados pelo sistema, como por exemplo os seus rendimentos, bens e dentre outros;

* Finalize o procedimento.

Viu como é fácil? Na maioria das vezes não é necessário nem a solicitação de um contador. você mesmo realiza todo o procedimento!