Os proprietários de veículos do estado da Bahia devem estar atentos à todas as informações referentes ao licenciamento 2024 BA. Novas atualizações foram deitas na tabela de pagamento, mudando assim, o prazo para quitação. Além disso, o valor foi reajustado. Abaixo, confira essas e outras informações sobre o licenciamento 2024 BA!

Licenciamento 2024 BA

O licenciamento 2024 é uma taxa cobrada pelo Detran do estado da Bahia à todos os proprietários de veículos automotores, sejam eles carros, motos, caminhões, ônibus e entre outros.

Assim como o DPVAT e IPVA, o pagamento desta taxa é de suma importância sendo de caráter obrigatório, pois o pagamento da mesma viabiliza a emissão do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Esse documento significa que o veículo está em dias com todas as suas obrigações perante o Detran, assim, o mesmo poderá circular livremente pelas vias públicas do estado.

Mas, em caso de atraso ou não pagamento, o motorista estará sujeito a multa ou até mesmo perda de 7 pontos na CNH.

Valor do licenciamento 2024 BA

Diferentemente do valor pago pelo Seguro DPVAT ou IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, o valor do licenciamento BA 2024 não é tão alto.

O mesmo passa por alterações todos os anos, mas não ultrapassa o valor de R$150,00.

Caso pague em dia, o motorista terá direito a descontos. Porém, se pago fora do prazo estabelecido pela tabela de pagamento, o valor estará sujeito a multas.

Tabela de pagamento do licenciamento BA

A tabela de pagamento do licenciamento serve como espécie de calendário, onde os contribuintes ficam cientes da data de pagamento por meio dela. A mesma é organizada de acordo com o último dígito das placas dos veículos.

Essa tabela é atualizada e divulgada anualmente. Para 2024, a mesma ainda não foi reajustada. A seguir, confira a que está em vigor:

Final da Placa Mês do Vencimento Dia do Vencimento
1 MARÇO 12
2 ABRIL 10
3 MAIO 10
4 JUNHO 11
5 JULHO 10
6 AGOSTO 10
7 SETEMBRO 10
8 OUTUBRO 10
9 NOVEMBRO 12
0 DEZEMBRO 10

Consulta do licenciamento 2024 BA

Por meio da consulta é possível verificar todas as informações referentes ao licenciamento 2024 BA.

A mesma é feita no próprio site do Detran BA e disponibiliza para o motorista o valor a ser pago, tabela, boleto e entre outros detalhes.

Siga as instruções abaixo e realize a consulta do licenciamento BA:

• Acesse o site do Detran BA → Clicando aqui;
  • Nesta página, aparecerá o menu com todas as opções de consulta. Clique em “Licenciamento”;
  • Agora, informe os dados solicitados: Placa, Chassi ou RENAVAM;
  • Em seguida, preencha o campo em aberto informado as caracteres apresentadas na tela;
  • Clique em “Confirma” e tenha acesso a todas as informações necessárias.

Pagamento do licenciamento 2024 BA

O DETRAN expede, através dos Correios, para a residência do proprietário o extrato para pagamento da taxa de licenciamento juntamente com as multas, se houver.

Caso o boleto não tenha chegado em sua casa, é possível emiti-lo através da consulta feita no tópico acima.

Dentro do prazo de pagamento e com o boleto em mão, dirija-se até uma das agências bancárias mencionadas abaixo e faça a quitação dessa taxa:

• Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica;