A carreira no setor público é muito visada, isto porque oferece diversos benefícios para o servidor. Para conseguir um cargo público, é preciso antes participar dos concursos lançados periodicamente. Se você ainda não conhece os benefícios de ser um servidor público, veja a seguir algumas razões para prestar concurso na área.

Abono salarial

Um dos recursos mais importantes para o servidor público é o abono salarial, valor que fica disponível em algumas situações. Para o funcionário do setor público, este pagamento é de responsabilidade do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Portanto, quem irá receber o abono deve estar atento ao calendário PASEP 2022.

Quem trabalha na rede privada poderá ter acesso a este valor através do Programa de Integração Social (PIS). Os benefícios são proporcionados por instituições diferentes e quem irá sacar o PIS, precisa consultar o calendário do PIS 2022.

Remuneração alta

Uma das razões pelas quais os cargos públicos são tão disputados é a possibilidade de alta remuneração. Geralmente, os concursos são divididos entre cargos de nível médio e nível superior.

Mesmo para quem irá assumir um cargo de nível médio, a remuneração mensal é consideravelmente superior aos cargos do setor privados. O servidor público a nível superior possui salários ainda maiores.

Carga de trabalho reduzida

Quem trabalha para o setor privado, irá enfrentar longos dias de serviços durante a semana, enquanto isso, o servidor público terá uma carga de serviço a ser prestada menor

Geralmente, o tempo de trabalho semanal irá variar entre 30 e 40 horas. Vale mencionar que a maioria não exerce funções nos sábados e na maioria dos feriados.

Estabilidade profissional e financeira

Outro ponto importante a ser mencionado é a estabilidade profissional que o cargo público irá oferecer. Diferente do setor privado, o servidor público só pode ser dispensando de suas funções através de processo administrativo e por isso, o medo continuo da demissão não será um problema.

Além disso, a estabilidade financeira também será importante para os cargos públicos. O piso salarial para este setor é alto e só pode ser modificado através de congressos.

Acréscimo salarial

Nem todo mundo sabe, mas a maioria dos cargos públicos, dependendo do órgão em questão, pode oferecer um acréscimo salarial para o funcionário quando o mesmo conclui cursos.

As certificações de algumas formações, ou do conjunto delas, pode garantir um aumento da remuneração mensal. Em alguns casos, o funcionário pode até ser promovido!