O Prouni é um dos programas que permite aos alunos acesso às melhores bolsas em universidades particulares. Mas ainda existe muita dúvida quanto esta inciativa. Muitos estudantes de escola particular desejam participar do Prouni. Afinal, alunos que estudaram em escolas privadas podem se inscrever no programa? Leia o texto a seguir e descubra.

O que é o Prouni?

Você sabe o que é Prouni? O Prouni, ou Programa Universidade Para Todos é a forma de ingresso com bolsas integrais e parciais na rede privada de ensino. É através desta iniciativa que os estudantes conseguem conquistar um diploma no ensino superior.

Para distribuir suas bolsas, o Prouni utiliza a nota que os alunos obtiverem no Exame Nacional do Ensino Médio. Quanto maior a sua nota, maior a sua chance de começar um curso com uma bolsa de estudos.

O programa abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Vale lembrar que você pode se inscrever nas duas entradas através do site com a mesma nota.

Quem pode se inscrever?

A inciativa do Prouni é destinada a atender a necessidades dos estudantes de baixa renda, e assim como qualquer programa, ele dispõem de alguns requisitos de participação. Afinal, aluno de escola particular pode se inscrever no Prouni? Confira quem pode concorrer a uma bolsa abaixo:

• Ter concluído o ensino médio completo na rede pública de ensino;
  • Ter concluído o ensino médio completo na rede particular de ensina, na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo nas bolsas de licenciatura.

Então, para os estudantes da rede privada que desejam se inscrever no Prouni, vale lembrar que só é permitido o Prouni inscrição 2022 de alunos não pagantes de mensalidade. É necessário a comprovação se declarada a situação de bolsista.

Como se inscrever?

Está de acordo com os requisitos acima e quer concorrer às bolas do programa? Saiba como se inscrever! O primeiro passo é ter participado da versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio.

Quando os resultados do Enem forem divulgados, você deverá aguardar o período de inscrição do Programa para se inscrever no site do Prouni. Será necessário preencher seus dados pessoais.

Depois, você selecionará duas opções de curso para concorrer a uma bolsa. Vale lembrar que o sistema dará prioridade a primeira opção. Diariamente, serão lançadas notas de ponto de corte para cada curso e para garantir sua bolsa, será necessário superar estas notas.