Diversos municípios da microrregião 89, da qual faz parte o município de São Bento, registraram chuvas, na véspera do tradicional Dia de Nossa senhora do Ó, comemorado neste dia 19 de dezembro.

Os dados foram trazidos por vários moradores da região, através do Jornal Correio da Manhã, da Rádio São Bento FM, na manhã desta sexta-feira (19).

Segundo Ramifram Gomes, os pluviômetros contabilizaram uma média de 21 mm, da noite de ontem (18), até a madrugada desta quarta (19), no município de São Bento.

Ramifram trouxe dados de chuvas em outros municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte:

Riacho dos Cavalos – 20 mm;
Catolé do Rocha – 19 mm;
Jericó – 28 mm;
Brejo dos Santos – 20 mm;
Bom Sucesso – 10 mm;
Mato Grosso – 18 mm;
Apodi (RN) – 108 mm.

Já nas comunidades rurais do Pé da Serra e Cachoeira Vermelha, em Paulista – PB ,choveu 30 e 24 mm, respectivamente, segundo Bené do reco-reco, morador do Pé da Serra.

Em Vista Serrana, foi registrada chuva de 55 mm, conforme o ouvinte Francisco, em participação no Correio da Manhã.

O vereador Geraldo Ferreira, da cidade de Brejo do Cruz – PB, informou que o índice pluviométrico foi de 79 mm na noite de ontem (18), no município supracitado, e acredita que o inverno no sertão vai continuar, comprovando a crença depositada em São José, pelos sertanejos.

As chuvas na região pegaram muitos moradores desprevenidos. Historicamente, o índice pluviométrico no interior do estado da Paraíba é de 800 mm. Dessa forma, as chuvas registradas representam quase 10% de toda a chuva esperada no ano inteiro.

O ano de 2020, entretanto, foi especialmente chuvoso no estado. Na capital, em que a média histórica é de 1.262,7 milímetros ao ano, o total registrado foi de 1.768,5 milímetros, quase 50% acima do esperado para o período.

No município de Paulista, moradores de várias comunidades tiveram que passar de canoa, no rio Piranhas, pra assistir à missa do padroeiro, na cidade, em virtude do aumento do nível da água do manancial.