O que você precisa para estar mais perto do curso dos seus sonhos? Saber a nota de corte SISU psicologia 2022 pode te ajudar no planejamento. Você se esforça mais no ENEM e quando sair o resultado SISU 2022 pode ficar tranquilo. Já que vai ter como base a nota de corte SISU psicologia 2022.

Como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema do governo federal com gerenciamento do Ministério da Educação (MEC). Ele funciona como um filtro de candidatos que desejam uma vaga em universidades gratuitas.

Para classificar os interessados é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta nota é a média entre as provas e a redação. Podendo ter 900/1000 pontos como pontuação máxima.

As inscrições para o SISU acontecem duas vezes ao ano. Sempre no início de cada semestre. No site do programa. Os candidatos devem inserir login e senha criados no portal do ENEM. É preciso escolher 2 opções de curso e instituição.

sisu

O que é a nota de Corte SISU?

É estipulada uma pontuação mínima a ser conquistada para conseguir uma vaga em cada curso. Esta pontuação é a nota da corte do SISU. Definida conforme procura pelo curso e o número de vagas oferecido.

Por isso, a nota de corte pode ser diferente em determinadas universidades. Principalmente porque algumas não dedicam 100% das suas vagas a candidatos inscritos no SISU.

Os cursos mais disputados são os que pertencem a áreas mais populares. Por exemplo: enfermagem, medicina, engenharia, direito, psicologia e etc. Justamente por terem maior procura e as vagas diminuírem.

A pontuação mínima é de 450 pontos. Com essa nota é possível conseguir vagas em cursos tecnológicos e/ou com pouca procura. É importante se esforçar na redação. Pois, a sua pontuação pode auxiliar na elevação da nota.

Nota de Corte SISU Psicologia 2022

Como já foi dito, a instituição em que o candidato se inscreveu pode apresentar nota de corte SISU psicologia 2022 maior ou menor que outras universidades da região. Pois, depende do número de vagas que oferecem.

Por ser um curso da área da saúde já é possível imaginar que a nota deve ser um pouco maior. A média nos principais estados do país devem ser:

• Pará: média de 826 pontos;
  • São Paulo: média de 755 pontos;
  • Paraná: média de 730 pontos;
  • Rio de Janeiro: média de 738 pontos;
  • Minas Gerais: média de 734 pontos;
  • Ceará: média de 727 pontos;
  • Bahia: média de 710 pontos;
  • Rio Grande do Norte: média de 750 pontos;
  • Distrito Federal: média de 756 pontos.

Nota de Corte SISU Psicologia 2022 nas Universidades

Todo mundo sonha em conseguir uma vaga em uma universidade pública. Além de não precisar pagar nada pelo curso você ainda registra em seu currículo a formação em uma instituição de renome.

Quando escolher em qual local pretende ingressar, busque o edital do SISU que deve estar no site da universidade. No documento ficará descrito qual a porcentagem das vagas é destinada para candidatos inscritos no sistema.

Assim, você descobre se a disputa será mais ou menos acirrada. Veja alguns exemplos de nota de corte SISU psicologia 2022 nas universidades:

• FURG: Entre 586 e 717 pontos;
  • UEL: Entre 664 e 736 pontos;
  • UFAL: Entre 508 e 715 pontos;
  • UNIFESP: Entre 588 e 743 pontos;
  • USP: Entre 699 e 729 pontos;
  • UFRN: Entre 534 e 774 pontos.