O cartão confirmação ENEM 2022 indica que o estudante está devidamente inscrito na prova. Tendo acesso ao cartão confirmação ENEM 2022, o candidato consegue saber qual instituição foi alocado para a realização da prova e ter informações sobre o funcionamento da mesma.

Sobre o ENEM 2022

Aproximadamente 5,5 milhões de jovens e adultos brasileiros se escrevem anualmente para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A finalidade da prova é avaliar os estudantes e proporcionar acesso ao ensino superior.

Além do público que já concluiu o Ensino Médio, aqueles que estão no 3° ano poderão utilizar a nota conquistada para conseguir vaga gratuita no ensino superior. Os alunos do 2° ano realizam o ENEM apenas para autoavaliação.

A prova do ENEM 2022 é aplicada em dois domingos consecutivos, normalmente no início do mês de novembro. E os candidatos respondem cerca de 90 questões por dia. A redação é aplicada no último domingo.

A inscrição para o ENEM 2022 é de R$82, e cabe pedido de isenção para quem comprovar baixa renda. A nota é utiliza em programas como:

• SISU: seleciona alunos para as universidades públicas;
  • PROUNI: oferta bolsas de estudos parciais ou integrais em universidades particulares;
  • FIES: financia cursos em universidades particulares.

Cronograma ENEM 2022

Além de conferir a divulgação cartão confirmação ENEM 2022, o estudante que acompanha cada etapa do cronograma ENEM 2022 se prepara melhor para a prova.

É que dessa forma não corre o risco de perder alguma fase e deixar de cumprir corretamente com as exigências. Atualmente o calendário indica:

• 21/03: publicação do edital;
  • 02/04: pedido de isenção da taxa de inscrição;
  • 23/04: resultado dos pedidos;
  • 07/05 a 18/05: período de inscrição;
  • 23/05: pagamento da taxa de inscrição;
  • 22/10: divulgação cartão de confirmação;
  • Dois primeiros domingos de Novembro: realização do exame;
  • 18/01: divulgação dos resultados.

Página do Participante ENEM 2022

A Enem pagina do participante é dirigida pelo Inep, e é um dos principais portais de acesso dos candidatos.

No site, os interessado realizam diversas ações sobre a sua participação na prova. Inclusive, podem fazer a consulta do cartão confirmação ENEM 2022.

De um modo geral, as ferramentas presentes na página são:

• Solicitação de isenção de taxa de inscrição;
  • Inscrição;
  • Verificação cartão confirmação e local de prova;
  • Consulta gabaritos;
  • Acesso ao resultado sobre a pontuação.

Vale lembrar que para ter acesso a todos esses serviços, o estudante precisa criar o seu login e senha. Aqueles que solicitam a isenção da taxa fazem a identificação nesse período. Os outros candidatos criam o login durante a inscrição.

O usuário e senha devem servir para o acesso aos programas do governo, como SISU, Prouni e FIES.

Cartão confirmação ENEM 2022

Durante a inscrição, o estudante deve escolher qual cidade pretende fazer a prova.

No entanto, somente com a divulgação do cartão confirmação ENEM 2022 é que o candidato tem acesso a instituição em que foi redirecionado.

Normalmente, o local de prova ENEM 2022 são escolas da rede pública e universidades públicas e privadas. A postagem do cartão acontece dias antes da realização do ENEM.

Por isso, é interessante se programar para conhecer a instituição e calcular tempo de percurso.

Além disso, o candidato encontra no cartão confirmação informações como:

• Sala de prova;
  • Horário do exame;
  • Horário de fechamento dos portões;
  • Documentos necessários;
  • Regras e proibições da prova.

Consultar cartão confirmação ENEM 2022

Os participantes devem fazer a consulta cartão confirmação ENEM 2022 na Página do Participante a partir da data determinada.

Aprenda como fazer:

• No portal do ENEM/INEP clique em ‘Página do Participante’;
  • Informe seu CPF e senha;
  • No menu de opções escolha ‘Cartão de confirmação’ e verifique todas as informações.